top of page

Mortal Kombat

Gênero: Luta

Desenvolvedora: Midway

Lançamento: 1992

Nº de players: 1-2

Plataforma: Pc

Nota: 8

Durante um tempo Street Fighter era o rei dos jogos de luta até aparecer Mortal Kombat que ele era a antítese do jogo da Capcom. Gráficos gerados a partir de atores reais, violência, muito sangue, golpes fatais e o um nível de realismo mostrou que Mortal Kombat vinha para ficar e ganhar muitos seguidores. Foi um sucesso absoluto. Eu durante a década de 90 sempre gostei mais de Mortal Kombat do que seu rival.

A Midway quis chocar todo mundo com sua criação e fez um marketing massivo em cima da violência explicita que este game apresentava e deixava os pais de cabelo em pé. A polemica que isso gerou foi tão grande que Mortal Kombat se tornou um divisor de aguas e foi o responsável pela criação da ESRB (Entertainment Software Rafting Board) que nada mais é que uma classificação de faixa etária para os jogos e desta forma os pais podiam controlar melhor os que seus filhos jogavam. Antes disso, jogos de vídeo game eram considerados coisa de criança.

Mortal Kombat surgiu nos arcades mas esta versão que estamos analisando é a conversão deste game para Pc. Esta plataforma permitiu uma conversão perfeita dos arcades, mostrando sprites maiores e bem feitos. Os gráficos foram criados por atores reais e este game foi o primeiro a usar esta tecnologia e gerar tanto sucesso. Todos elementos brutais como sangue voando, cabeça fora do corpo, e os famosos Fatalitys tornavam o visual deste game algo totalmente novo para os jogadores.

A versão de Pc não sofreu nenhuma censura e sangue jorrava enquanto você espancava seu adversário. O game tinha 5 comandos, sendo dois de soco, dois de chute e um de defesa. A jogabilidade era um pouco lenta e travada, mas isso não tirou o brilho do game. Ao final do segundo round a tela escurecia e nessa hora o jogador soltava um sinistro sorriso. Hora do Fatality que nada mais era que um golpe fatal para executar seu inimigo de vez. E eram coisas explicitas e fortes para a época. Cair de uma ponte e ser empalado por lanças no chão, cabeças arrancadas e sendo exibidas como troféu não era algo visto como normal. São sete personagens disponíveis cada um com movimentos próprios e estilo de jogo diferente. Os cenários transpiram aquela sensação de ambiente oriental e sinistro ao mesmo tempo.

Este game exige habilidade e técnica de seu jogador. O desafio é alto, e certamente você vai suar a camisa conforme progride até poder enfrentar o chefão Shang Tsung. Fases bônus surgem, mas não são relevantes. As musicas são legais, tem aquela atmosfera oriental, mas não chega a ser algo assim de destaque. Mas capricharam nos efeitos sonoros mais variados e nos gritos que os personagens davam quando atingidos.

Além de tudo que disse acima, este game trazia uma boa história. Tudo gira em torno de um torneio que iria selar o destino da terra que iria ser invadida pelo império de Outworld. Para explicar a história inteira mesmo iria precisar contar uma verdadeira saga que iria ser mais longo que o Senhor dos Aneis. Melhor você jogar e ir colhendo as informações pouco a pouco.

Todos elementos que compõem este game se encaixam como devem, e nos presenteia com algo inovador para sua época e que tem até valor histórico. Se não fosse Mortal Kombat, é difícil saber como a indústria de games teria evoluído até os dias de hoje. Este é um game que envelheceu muito bem ele tem seu valor histórico. Recomendo jogar e conhecer.

Pontos Fortes:

- Brutalidade nunca vista antes nos games

- Ter criado o sistema de classificação ESRB

- Graficos realistas

- Alavancou criações de jogos para um publico mais velho

Pontos Fracos:

- Jogabilidade um pouco lenta

- Falta variedade de personagens

Sobre mim
Nascido em 1985, presenciei toda evolução dos jogos eletronicos desde o Atari até o Playstation 3. Fã de jogos Beat em Up, luta, e Hack n Slash, não dispenso um bom RPG também.  Minhas bandas favoritas são Sisters of Mercy, Type O Negative e Alice in Chains. Fã de carros, tem o sonho de ter um carro clássico como um Ford Mustang ou Dodge Charger.
Posts Recentes
bottom of page