Top Gear
Gênero: Corrida
Desenvolvedora: Kemco/ Gremlin Graphics
Lançamento: 1992
Nº de players: 1-2
Plataforma: Super Nintendo
Nota: 7
Hoje vamos falar de um game que é lembrado com muito carinho e saudosismo entre os fãs. Isso mesmo, hoje o tema será Top Gear. Game de corrida que fez muito sucesso na geração 16bits e que acabou influenciando outros jogos de corrida que vieram após ele pois este titulo foi um dos primeiros jogos de corrida da plataforma Super Nintendo.
O Super Nintendo tinha a capacidade de gerar bons gráficos e isso foi bem utilizado pelos desenvolvedores de Top Gear e permitiu conseguirem criar um jogo que era não apenas bonito, mas também que dava a sensação de velocidade. Os desenhos dos carros são baseados em modelos reais e nós facilmente podemos identificar quais são. Os cenários variam bastante e os produtores se empenharam para trazer muitos detalhes na tela como, por exemplo, na corrida noturna onde notamos o farol dos carros acesos iluminando a pista a nossa frente.
Os comandos do jogo são simples e fazem sua parte. Temos o comando do acelerador, freio, nitro e a troca de marchas pode ser automática ou manual. Não tem segredo, basta apenas você dominar estes elementos que você irá se dar muito bem. Mas boa parte do sucesso de Top Gear está nas diferenças que vemos entre os carros. Elas são bem sensíveis e isso faz a gente sempre ter um favorito. Não podemos esquecer que temos que nos preocupar com combustível também e isso traz um pitada de estratégia ao game já que não podemos correr como doidos infinitamente.
Podemos optar por 4 modelos diferentes que são:
Cannibal – É o carro vermelho, inspirado na Ferrari 512 TR e este é o mais rápido dos modelos mas também é o que mais gasta combustível e que tem a menor aderência dos pneus na corrida o que o faz derrapar mais fácil. Faz de 0km a 100km em 6.1 segundos.
Sidewinder – É o branquinho da corrida. Ele foi inspirado na Ferrari 288 GTO, é o mais lento mas sua economia de combustível faz compensar sua velocidade já que não precisa ir tanto ao pit stop e ele tem boa estabilidade, não derrapa facilmente tornando seu controle muito fácil. Sua aceleração é excelente e vai de 0km a 100km em 3.6 segundos.
Razor – Este aqui é o modelo roxo. Sua inspiração é o Jaguar XJR-15. É um carro que procura o equilíbrio e tenta conciliar o meio termo entre velocidade e consumo. Sua aderência é baixa o que faz ele derrapar com certa facilidade mas compensa isso com uma aceleração também razoável o que faz ele voltar de forma eficiente das retomadas nas curvas. Ele vai de 0km a 100km em 5.2 segundos.
Weasel – Este carro é o azul. Foi inspirado no Porsche 959 e ele é um modelo totalmente equilibrado. É totalmente o meio termo em todos os aspectos, velocidade, aceleração, aderência e consumo de combustível. Isso faz dele um carro neutro que não se destaca nem para bem e nem para ruim. Vai de 0km a 100km em 4.5 segundos.
As musicas são divertidas e fazem bem sua parte. As melodias foram inspiradas de outro jogos da franquia Lotus e isso ajudou o pessoal da desenvolvedora a acertar a mão aqui neste jogo. Os efeitos sonoros são legais mas dá para notar que falta um pouco de ‘’polimento’’ pois alguns efeitos sonoros são um pouco abafados e outros um tanto quanto secos.
A história praticamente não existe e isso acaba não fazendo a menor diferença. Aqui em Top Gear nosso objetivo é se tornar o campeão mundial e para isso vamos ter que correr por todos os circuitos do mundo para realizar esta ambição.
Eu apenas nunca vou entender o porquê do modo de 1 jogador ter a tela dividida no meio. O carro mostrado na parte de baixo é o nosso rival que está sendo controlado pela cpu. Quando jogamos com um amigo é normal a tela se dividir, mas em modo de 1 jogador isso não é legal. Houve muitas reclamações com relação a isso, e esse problema foi corrigido em Top Gear 2.
O jogo possui algumas curiosidades interessantes e uma delas é sobre a imagem do menu principal. Aquela foto fica entre Washington boulevard com a avenida Jefferson em Detroit. Nos anos 80 aquela era uma das avenidas que eram fechadas para realizar o GP de Formula 1, e o nosso lendário piloto brasileiro Ayrton Senna já correu naquela rua que está no menu de Top Gear.
É um game de corrida competente, que diverte e eu recomendo principalmente se o jogador já for fã de jogos de corrida.
Pontos Fortes:
- Graficos bonitos;
- Carros com personalidade e atributos diferentes;
- Comandos simples e que respondem bem.
Pontos Fracos:
- Tela dividida no modo de 1 jogador;
- Alguns efeitos sonoros não são tão bem feitos.