top of page

Games Indies ganham participação maior na BGS 2016


Esta noticia nem é mais tão nova mas ainda assim acho que vale a pena comentar. Cada vez mais os games indies tem ganhado mais destaque. Um exemplo disso é que este ano a Brasil Game Show que acontece no São Paulo Expo teve um aumento de 36 estandes de games indies no ano passado para 72 estandes em 2016. A quantidade dobrou, e o publico gamer está cada vez mais tendo acesso a aqueles jogos que não são feito por grandes produtoras ou que passariam ofuscados pelo brilho dos grandes lançamentos.

Eu gosto muito disso porque há muitos games indies que possuem muita qualidade e isso ajuda a criar competição. Rocket League foi um dos jogos mais falados de 2015, e é o exemplo de que um bom game indie que veio de uma pequena produtora. Atualmente existe uma escassez de criatividade no mercado e as grandes produtoras não querem investir em produtos ‘’arriscados’’, consequentemente abusando de suas franquias e sugando até sua ultima gota para obter lucro (Capcom, essa é para você com seu RE6).

Já os estudios menores ocorrem o contrario. Pelo fato de terem orçamento reduzido, equipe menor e outros recursos bem limitados os estúdios indies tem que apelar para a criatividade para poder cativar o jogador e chamar atenção.

E eu acho muito legal que neste território as produtoras brasileiras estão cada vez mais conseguindo conquistar seu espaço e mostrar para que vieram. Há muitos projetos brasileiros por ai, e já vi que ainda tem mais outros querendo iniciar seu trabalho. Até pouco tempo atrás nos anos 90 quando se falava de trabalhar com games você com certeza iria ser chamado de doido e iria ouvir que aqui não temos campo, se quiser tem que ir pro Canadá e etc. E de certa forma, naquela época esses comentários tinham sua razão.

Mas pouco a pouco as coisas foram mudando e hoje em dia finalmente entramos no mercado dos games. Além de nós brasileiros estarmos conseguindo avanços, é ótimo que outros estúdios estrangeiros também estejam conseguindo. Como eu disse antes a concorrência é necessária, e isso pressiona também as grandes produtoras até mesmo nos preços porque seus concorrentes quase invariavelmente tem o preço dos seus jogos muito mais abaixo.

Sobre mim
Nascido em 1985, presenciei toda evolução dos jogos eletronicos desde o Atari até o Playstation 3. Fã de jogos Beat em Up, luta, e Hack n Slash, não dispenso um bom RPG também.  Minhas bandas favoritas são Sisters of Mercy, Type O Negative e Alice in Chains. Fã de carros, tem o sonho de ter um carro clássico como um Ford Mustang ou Dodge Charger.
Posts Recentes
bottom of page