top of page

Jersey Devil

Gênero: Aventura/Plataforma

Desenvolvedora: Behaviour Interactive

Lançamento: 12/12/1997

Nº de players: 1

Plataforma: Playstation One

Chegou a vez de falar sobre Jersey Devil. Poucas pessoas conhecem este game, de fato ele é um jogo que não chama a atenção e parece bem simples ou infantil. Apesar de ser um jogo um tanto quanto genérico ele pode agradar quem procura uma partida descontraída. Jersey Devil tem forte inspiração naqueles cenários e decoração de Halloween, tanto que apesar de ser o Demônio de Jersey... o protagonista parece mais uma versão bizarra de um morcego roxo!

Os gráficos não são dos melhores mas isso não chega a importar porque eles não procuram ser realistas. É tudo estilizado e lembra muito aqueles desenhos tipo cartoon. Apesar de simples, a ambientação é boa e temos cenários grandes para poder percorrer e explorar. A movimentação do personagem e dos inimigos são boas e os designs são únicos. Posso garantir que dificilmente você irá ver um protagonista como JD. A impressão que temos, é que estamos dentro de um universo de desenho animado.

Os comandos do game são simples e segue o padrão dos jogos de plataforma. Vamos correr, pular, dar soco e etc. A jogabilidade é melhor do que eu esperava e isso foi ótimo, pois para um game de plataforma isso é algo essencial. Não é difícil correr e desviar de bolas que descem para te esmagar, ou quando você pula e cai perto de um inimigo para surpreendê-lo.

Mas o que de fato deixa o jogo interessante é que ele tem elementos de puzzle. Temos que coletar moedas para formar a palavra ‘’Knarf’’ para liberar um portão e seguir para a próxima área. Este elemento de exploração atrás das moedas diverte no game e se une muito bem com as partes de plataforma que são bem planejadas.

As musicas do game ficam escondidas lá no fundo discreta e tímida, mas isso é intencional, pois ela tem uma característica ‘’sombria’’ para criar uma atmosfera de certo suspense. Os efeitos sonoros são bem característicos e divertidos, e cumprem bem sua parte no jogo.

A história de Jersey Devil é contada logo no inicio, através de uma cutscene em desenho. Dr. Knarf é um cientista que está fazendo experiência em legumes para criar monstros e servos, e uma certa noite seu ajudante Dennis aparece com algo diferente. Era um bebe diferente... roxo. Knarf se encanta com a criatura, e decide ficar com ela para fazer com que trabalhasse para ele quando ela ficasse maior.

Claro que isso só podia dar errado. E o cientista acaba por ver o seu laboratório explodir por causa do pequeno bebe que iria se perder após o acidente. Muitos anos se passam, e quando o Dr. Knarf inicia um ataque à cidade de Jersey, eis que surge uma criatura roxa e ameaçadora que era nada menos que Jersey Devil, o bebe que Knarf queria criar agora estava crescido e iria lutar contra ele como ironia do destino.

Antes de fazer esta analise, eu não tinha reparado, mas este game tem uma pequena dose de influencia em seu protagonista que é o vigilante de uma cidade sombria. Essa influencia é o Batman, que inspira o visual do herói e as musicas de JD. Pouco a pouco conforme jogamos vemos todas as partes que compõem o game e notamos como elas se encaixam bem e o resultado final é melhor que o esperado. É um game que diverte, não precisa ser nenhum gamer hardcore para curtir JD. Vale a pena experimentar

Pontos Fortes:

- Simples e descontraído.

Pontos Negativos:

- Podia haver um trabalho um pouco melhor nos gráficos.

Sobre mim
Nascido em 1985, presenciei toda evolução dos jogos eletronicos desde o Atari até o Playstation 3. Fã de jogos Beat em Up, luta, e Hack n Slash, não dispenso um bom RPG também.  Minhas bandas favoritas são Sisters of Mercy, Type O Negative e Alice in Chains. Fã de carros, tem o sonho de ter um carro clássico como um Ford Mustang ou Dodge Charger.
Posts Recentes
bottom of page